Não é segredo pra ninguém que o ser humano não foi feito pra estar só, a presença de um amigo ou um parente pode mudar o dia de alguém. O devocional de hoje trás uma reflexão a respeito da solidão e de como podemos encará-la de acordo com a vontade de Deus.
No livro de Gênesis, conta a história de José no Egito após ser preso injustamente, ele deve ter se sentido muito solitário naquela prisão, longe de seus parentes e em uma terra distante, seu único refúgio era Deus.
Mas, mesmo diante da dificuldade que ele enfrentava, Deus o abençoou com o dom de interpretação de sonhos.
Na prisão ele conheceu o copeiro-mor e o padeiro do Faraó que serviam diretamente ao Rei, e interpretou os seus sonhos, e isso ajudou o padeiro mor a sair daquela prisão, mas antes de ir, José pediu ao Padeiro-mor que se lembrasse dele quando tudo ficasse melhor e que ele fizesse menção do que havia acontecido ao faraó para que de alguma forma ele fosse liberto daquela prisão (Genesis 40: 14), mas José não obteve nenhuma ajuda por ter auxiliado seu companheiro de cela, pelo contrário, o copeiro-mor havia se esquecido de José.
Depois de dois anos, o Faraó teve sonhos dos quais não sabia interpretar e mandou chamar todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e os contava seus sonhos, mas ninguém conseguia interpreta-los.
Foi então que o copeiro-mor se lembrou do que José tinha feito por ele e contou ao Faraó e a partir de então a história de José começou a mudar.
No fim de tudo, a solidão de José lhe gerou algo benéfico não apenas a ele, mas a sua família que futuramente ele se reconciliou, o povo do Egito, e ainda hoje alcança muitos de nós com sua experiência impressionante.
José podia estar em uma situação desesperadora, de angústia e solidão, mas o seu Deus era sua principal companhia.
Muitas vezes nos encontramos nessa situação, de achar que estamos sozinhos, de assim como José ter a sensação de que fomos esquecidos por nossos amigos ou que ninguém caminha com a gente.
Mas, não podemos esquecer que apesar de parecermos estar sozinhos, temos a companhia de um Deus onipresente que não falha e não nos deixa a sós, NUNCA! e que às vezes temos uma vida solitária, mas jamais abandonada.
Se você está se sentindo só, e tem sido difícil lidar com a solidão, não perca a chance de ter uma boa companhia, aliás, a melhor que poderíamos ter! A presença real de um Deus vivo.
Pois a presença de Deus é constante e pode ser transbordante na vida daqueles que a buscam.
E, pra não ficar apenas em minhas palavras, a bíblia, em Isaías 49:15, não nos deixa esquecer:
Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.
Você não está só, Ele não te esqueceu!
Ele está contigo

Deixe um comentário